The Milestone é o mais novo projeto do MVRDV, um edifício de uso misto que será construído na cidade de Esslingen, na Alemanha. A inovadora fachada proposta pelo escritório holandês é parcialmente reflexiva, proporcionando um efeito de "pedra preciosa" em seu estado bruto. O edifício conta ainda com um grande vazio pixelado que atravessa toda a sua estrutura, criando um novo marco urbano de referência para a cidade de Esslingen.
Implantado em plena praça pública de Neue Weststadt, próximo a estação ferroviária central, The Milestone abrigará mais de 6.500 metros quadrados de áreas de uso misto distribuídas ao longo de seus 12 pavimentos. Inspirado na história da cidade e em suas ambições futuras, o projeto possui elementos reflexivos e interativos que comunicam aos visitantes detalhes sobre a cultura e a história da região.
"O projeto para Esslingen foi concebido como símbolo da cidade. Ele será visível para todas as pessoas que passam por ela viajando de trem, refletindo a herança do passado o as perspectivas futuras", afirma Winy Maas, co-fundador do MVRDV. "Códigos QR serão integrados à fachada de vidro para que os visitantes possam descobrir de maneira interativa historias sobre a cultura, os personagens e a paisagem de Esslingen, transformando um simples edifício em uma biblioteca interativa acessível à todos".
A partir da praça, o edifício é esculpido criando uma espécie de "gruta", uma passagem pública que atravessa sua estrutura refletindo repetidas vezes as a paisagem do entorno. Os níveis superiores abrigam espaços flexíveis e bem iluminados para escritórios, enquanto que o térreo será ocupado por uma série de serviços de uso público, incluindo um café, um restaurante e espaços de encontro.
A fachada de vidro talvez seja a marca registrada do edifício. Além disso, uma variedade de tecnologias inovadoras serão instaladas nesta pele externa para melhor controlar as condições de conforto no interior do edifício além de produzir energia.
"O The Milestone apresenta uma fachada metade transparente e metade espelhada que integra as mais novas tecnologias para minimizar o ganho de calor nas estações mais quentes. Células fotovoltaicas serão incorporadas para produzir e armazenar energia e, além disso, códigos QR contendo informações sobre a cidade estarão espalhados pela fachada como uma espécie de mapa pixelado que compõe a imagem do edifício", explica o MVRDV. "Este mapa, localizado essencialmente no térreo do edifício, se estende até uma altura de 40 metros, acompanhando as escadas e terraços públicos que constituem o núcleo acessível por onde o público pode circular livremente. Do ponto mais alto será possível visualizar os vinhedos e as montanhas que cercam a cidade. Todas as tecnologias utilizadas neste projeto proporcionarão ao edifício uma auto-suficiência parcial durante a sua vida útil".
Devido as características da fachada, o edifício se transforma completamente entre o dia e a noite - durante o dia, a superfície reflexiva faz com que o seu volume desapareça na paisagem urbana, enquanto que à noite ele se transforma em uma caixa de luz em pleno centro de Esslingen.
O projeto foi encomendado pela RVI Germany. A construção está planejada para começar em 2020.
Arquitetos
Localização
Esslingen, AlemanhaProjeto
MVRDV – Winy Maas, Jacob van Rijs e Nathalie de VriesEquipe de projeto
Winy Maas, Markus Nagler, Tobias Tonch, Christine Sohar, Alessio Palmieri, Cheng Cai e Bartosz KobylakiewiczImagens
Antonio Luca Coco, Kirill Emelianov, Luca Piattelli, Pavlos VentourisCliente
RVI, AlemanhaÁrea
6500.0 m2Fotografias
MVRDV